Um vestido de mármore, romântico, delicado, que parece leve mas não é. Parece abanar ao ar depois de desarrumado do cabide em pregas de vaidade. Parece mas não é: é um vestido de mármore, uma criação do escultor Alasdair Thomson.
Quem é, afinal este escultor talentoso e único?
Alasdair Thomson é um escultor de pedra que vive e trabalha em Edimburgo, na Escócia. Licenciado em História da Arte pela Universidade de Edimburgo, em 2004, possui igualmente um diploma de escultura do Senese Scuola Edile, adquirido em Siena, 2010. Possui uma experiência vasta e significativa na escultura em grande escala e outros elementos decorativos em pedra.
Alasdair Thomson venceu o Prémio Escolha Popular na Royal Scottish Academy 2013, e agora aparece-nos com esta colecção de identidade maravilhosa. “The Identity Collection”, tal e qual como nas colecções de vestuário de moda, inclui vários vestidos, todos eles com nomes de mulher, inspirados em peças de roupa reais. A colecção transpira romantismo por todo o lado – romantismo e quentura, não obstante a frieza do mármore. Veja o vestido de mármore aqui ao lado. Mas há outros, muitos outros!
O material do vestido de mármore
A matéria prima das obras de visível esplendor de Alasdair Thomson é a pedra, mais propriamente o mármore carrara, o mesmo tipo de que é feito o “David” de Michelangelo.
O mármore pertence ao grupo das rochas carbonáticas, isto é, aquelas capazes de receber polimento. A composição mineralógica do mármore depende da composição química do sedimento e do grau metamórfico – o que lhe confere a possibilidade de possuir uma variedade de cores e texturas e estruturas que o torna bastante rendível na indústria de rochas ornamentais. E na arte, aqui está a prova.
A arte de Alasdair Thomson
Alasdair Thomson, ao trabalhar a pedra, explora antes a forma como os tecidos se comportam quando são pendurados e dobrados, procurando “captar a leveza e a graciosidade na pedra” ao produzir o vestido de mármore, vestidos que são obras nostálgicas e atemporais.
E se o vestido de mármore ficar, entretanto, sujo?
Bom, quem adquirir esta, ou outras, obra de arte em mármore não vai, com toda a certeza, meter o vestido de mármore na máquina de lavar. Agora deu-me riso.
- Retire o máximo que conseguir da sujidade solta no meio das pregas com um pano limpo. Use, para o efeito, uma escova pequena, pode ser uma de dentes, para alcançar áreas de difícil acesso;
- Encha um tanque com água quente e adicione sabão neutro para louças em quantidade suficiente para torná-la espumosa;
- Mergulhe a escultura, neste caso o vestido de mármore, na água. Se não tem um tanque ou não conseguir pegar no vestido mármore, molhe um pano limpo na água e passe-o na linda escultura;
- Lave o vestido de mármore com um pano limpo ou uma esponja mergulhados na água ensaboada. Use uma escova mergulhada na mesma água para limpar os locais de difícil acesso.
- Passe por água quente a escultura. Terá, neste caso do vestido mármore, em virtude do tamanho, de despejar a água em cima dele;
- Por fim, seque o vestido de mármore usando uma toalha limpa e seca para remover a humidade excessiva.
Comentar