A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM NUM MUNDO VISUAL
O espelho, o reflexo, a imagem que temos de nós, a imagem que os outros têm de nós.
A imagem, a imagem, a imagem.
Hoje em dia, tudo é imagem.
Dedicamos muito do nosso tempo a pensar e a cuidar da nossa imagem.
Vivemos da imagem e para a imagem.
Vivemos numa sociedade em que uma imagem vale mais que mil palavras.
Vivemos numa sociedade que nos pressiona e que condiciona a nossa imagem.
Vivemos numa sociedade em que a imagem é mais importante do que tudo o resto.
Todos os dias somos bombardeados com imagens… Imagens de mulheres esculturais, sem celulite, sem estrias, imagens do ideal de “mulher perfeita” Imagens de homens com os abdominais perfeitos, corpos trabalhados e exercitados, homens perfeitos.
As imagens dos homens e mulheres que a comunicação social traz até nós são imagens de seres que a sociedade considera serem os ideais de beleza e de perfeição, levando-nos a todos nós a desejar ser como fulano A ou B, que vimos na televisão ou que vimos na capa de uma revista.
Mas a questão impõem-se, ninguém é perfeito, bem sabemos disso, mas as revistas e a televisão fazem-nos crer que há seres perfeitos e que se eles o conseguem ser, também nós comuns mortais o podemos vir a ser.
UMA IMAGEM CUIDADA, A QUANTO OBRIGAS
Televisão, revistas, internet, facebook…
Somos bombardeados constantemente com imagens de homens e mulheres perfeitos e por isso mesmo acabamos todos a desejar também sermos perfeitos.
Com a crescente preocupação com o corpo e com a imagem, dada a pressão exercida pelos media, muitos há que acabam por cometer loucuras e exageros que muitas vezes chegam a ser fatais e que provocam danos irreversíveis.
Bem, mas toda esta conversa porquê?
Porque, nos últimos tempos tenho-me vindo a aperceber de que de um momento para o outro, apareceram quatro ou cinco nutricionistas que prometem dar-nos o corpo perfeito com que sonhamos.
Na RTP está uma nutricionista a dar dicas para um pequeno almoço saudável e que ajuda a perder peso, ao mesmo tempo na Sic está uma nutricionista que fala da dieta que criou e que promete dar um corpo de sonho em apenas 31 dias, na TVI está uma nutricionista que fala de chás milagrosos para perder peso.
Os nutricionistas são, actualmente, os convidados mais recorrentes dos programas de entretenimento do nosso país, as dietas são o tema mais recorrente, os corpos perfeitos são o assunto da moda.
A Rita Pereira é notícia porque esta mais gorda, a Rita Pereira é notícia porque está mais magra, mas a Rita Pereira não é notícia porque está a gravar uma nova novela… Dá que pensar não dá? Que sociedade é que se está a criar?
No facebook, as páginas dessas nutricionistas que estão cheias de conselhos milagrosos para nos dar têm milhões d seguidores.
As nutricionistas que apregoam ter descoberto a solução para os problemas de peso lançam livros, dão workshops, dão conferências…
Ganham a vida a tentar fazer-nos crer que têm a solução e que podemos ser magras e perfeitas caso lhes compremos os livros, caso paguemos para assistir aos seus workshops ou às conferências que dão.
GORDURA AINDA É FORMOSURA?
Não, não, não…
Ser-se cheiinha já não está na moda, ser-se redondinha já não está na moda.
Hoje em dia o que está na moda é ser-se viciada em ginásio, é beber-se chá ao pequeno almoço, é comer-se sementes de chia e eliminar os hidratos de carbono da nossa dieta.
Hoje em dia está na moda ser-se perfeito, ser-se linda e maravilhosa. Ser inteligente? Ajuda, mas se não fores bonita, de nada te serve a inteligência e a cultura que tens.
A sociedade em que vivemos é uma sociedade que vive da imagem e para a imagem. Um sociedade centrada na imagem, e que por vezes chega a fazer crer que os fins justificam os meios.
Comentar